Em pequenos, médios e grandes negócios e em conglomerados empresariais e industriais, os colaboradores, parceiros, fornecedores e representantes de uma organização ou empresa podem estar sujeitos a situações desagradáveis e inoportunas, fazendo-se necessário a criação de canal de denúncia pela corporação.
O canal de denúncia configura-se como uma maneira segura e confidencial de relatar toda e qualquer forma de descumprimento de políticas, regras e códigos previamente constituídos na estrutura de conduta ética e de cultura de integridade e boas práticas do ambiente de trabalho e deste para a sociedade.
Principais benefícios
Garantia de confidencialidade
Proteção da identidade do denunciante que se identificar
Sistema customizável e multi-idioma
Imparcialidade na apuração de relatos
Proteção à imagem e reputação da empresa
Gestão da criticidade do recebedor da denúncia
Plano de apuração
Conformidade com a legislação vigente
Equipe de atendimento especializada e metodologia de análise Scientific Content Analysis (SCAN)
Disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana com alertas em tempo real
estrutura da grc solutions
SALA MONITORADA
PROIBIDO DISPOSITIVO DIGITAL
CRIPTOGRAFIA
BIOMETRIA
COMO FUNCIONA UM CANAL DE DENÚNCIA?
COMO FUNCIONA UM CANAL DE DENÚNCIA?
O canal de denúncia da GRC Solutions conta com uma bem planejada estrutura exclusiva para o acolhimento das denúncias por profissionais especializados em recebimento e tratamento de relatos. Em um espaço totalmente monitorado onde é proibida a utilização de dispositivos digitais particulares e com ações em ambiente virtual criptografadas integralmente, os profissionais atuam pautados pela cultura de integridade. A acesso à central de acolhimento de denúncias é controlada por biometria digital e restrita a pessoas autorizadas.
Denominado de Alô Ética, o canal de denúncia desenvolvido pela GRC Solutions consegue atender de forma externa e independente empresas de todos os tamanhos e segmentos, sendo uma ferramenta indispensável para que qualquer negócio esteja em compliance com a ética e a cultura de integridade.
Com quatro opções de contratação disponíveis, os planos oferecidos possibilitam escolha desde atendimento web e gravação de voz ao atendimento humano especializado via 0800. Os diferentes planos são elaborados para atender as mais variadas demandas das empresas, de forma que é possível contratar apenas o que é utilizado - um recurso favorável à redução significativa de custos.
CANAL DE DENÚNCIA COMO FERRAMENTA DE APOIO ÀS AÇÕES DE PREVENÇÃO E MITIGAÇÃO DE RISCOS CORPORATIVOS
Uma pesquisa realizada pela GRC Solutions apontou que 85% dos relatos registrados no canal de denúncia das empresas estão relacionados aos desvios de comportamento; à não conformidade com as normas éticas da organização; ao assédio moral e ao assédio sexual. Além desses temas mais representativos nas estatísticas, estão também entre as principais questões relatadas os conflitos de interesses; as fraudes e a corrupção; o favorecimento indevido; o preconceito, a intolerância e as discriminações de diversas natureza; os desvios de recursos incluindo roubos e furtos e as agressões físicas e verbais.
Os desvios de comportamento, que podem ser exemplificados por posturas consideradas inadequadas dentro da empresa, representam quase a metade das denúncias registradas ou exatos 48% dos relatos no canal de denúncia das empresas. Não estar em conformidade com as normas éticas estabelecidas pela organização também configura parte das denúncias que aparecem em evidência no canal de denúncia representando 24% dos casos relatados.
Sobretudo, os dados apontados pelo canal de denúncia podem ser utilizados como termômetros para a cultura da empresa, bem como devem direcionar ações internas para correções propositivas da ética organizacional/empresarial. Os temas evidenciados em estatísticas do canal de denúncia possibilitam a análise do ambiente da organização e são, por vezes, entendidos como alertas aos gestores sobre a necessidade de treinamentos internos direcionados e práticos de forma a engajar colaboradores, fornecedores, parceiros e representantes à uma cultura de fortalecimento da ética e da integridade.
Os casos de assédio moral e assédio sexual evidenciados em canal de denúncia também podem ser indicativos para a necessidade de ações de gestões específicas e, sobretudo, da alta administração. Ocupando o terceiro e o quarto lugar nas estatísticas entres as principais causas de denúncias, os assédios moral e sexual representam sérios riscos jurídicos. Dessa forma, o canal de denúncia auxilia na mitigação desses riscos, pois possibilita aos gestores de áreas estratégicas das empresas a realização de apurações adequadas para ações corretivas ou preventivas.
O canal de denúncia Alô Ética é forte aliado na identificação e prevenção de atos ilícitos e infrações, por meio da coleta, do registro e tratamento de relatos e denúncias relacionadas às violações da conduta ética, políticas e diretrizes das empresas, configurando-se como um aliado fundamental para garantir a imparcialidade e a segurança da apuração, além de promover credibilidade às ações necessárias.