GRC Solutions lança plataforma 100% digital para apuração de assédio moral e sexual

Diante das mudanças globais causadas sobre o funcionamento estrutural das organizações pela pandemia do novo coronavírus, a atuação das áreas de compliance nas empresas também sofreu impactos, principalmente, sobre a condução das atividades e processos tradicionais de investigações internas em torno da cultura de ética e integridade.

O novo contexto mundial tem exigido readequações imediatas por parte dos profissionais de compliance. O impacto prático mais evidente é a necessária condução de atividades e ações de forma remota devido às medidas de isolamento social recomendadas pelas autoridades de saúde pública nacional e internacional.

Por consequência, esse movimento pode comprometer o andamento de parte de algumas investigações internas. É o caso, por exemplo, das entrevistas indispensáveis às denúncias recebidas por meio do canal de ética das organizações. Com a impossibilidade de seguir com parte da investigação interna ao modo tradicional, deu-se, então, um grande impasse para os profissionais de compliance das empresas.

Frente ao desafio, a GRC Solutions fez o questionamento: como as áreas de compliance poderão dar continuidade às análises de denúncias de forma remota, quando uma entrevista investigativa for fundamental, por exemplo? Dessa forma, a consultoria desenvolveu uma metodologia exclusiva, ágil e 100% digital para apurações dos casos de assédio moral e assédio sexual – que em grande parte requer entrevistas e análises criteriosas para compor uma análise adequada.

CLIQUE AQUI e agende uma conversa gratuita com nosso especialista sobre a Apuração Digital das Denúncias de Assédio Moral e Assédio Sexual

De acordo com Mario Bandeira, especialista em investigação, entrevista forense e líder de negócios na consultoria, o primeiro passo para encontrar a solução foi realizar uma pesquisa sobre as principais denúncias recebidas nos canais de ética internos das empresas. “De acordo com o levantamento realizado pela GRC Solutions, 85% das denúncias dos casos relatados em canal de denúncia estão relacionados, pela ordem, aos desvios de comportamento, não conformidade com normas éticas da organização, assédio moral e assédio sexual”, explicou Bandeira.

Para o especialista, chama a atenção os casos de assédios ocuparem respectivamente a 3ª e a 4ª posições do estudo. “Esse resultado é um alerta para as áreas de compliance. Apurações envolvendo casos de assédio moral e assédio sexual não podem parar devido às limitações decorrentes do trabalho à distância”, afirmou.

“São riscos significativos para as empresas, sobretudo, relacionados à reputação e a imagem tanto internamente, quanto diante do mercado. Riscos que as empresas não precisam correr”, finalizou Mario Bandeira.

 

Quer saber mais sobre esta solução? Entre em contato conosco: comercial@grcsolutions.com.br

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin