Segurança de informações e cibersegurança são conjuntos de práticas e técnicas que visam a proteção de sistemas, ativos e infraestrutura de uma organização empresarial, por exemplo. Todo o processo que envolve segurança de informações e cibersegurança serve como um dos principais pilares da empresa na busca pela continuidade dos negócios — Plano de Continuidade de Negócios (PCN) e Business Continuity Planning (BCP) — partindo da visão de tecnologia, passando por processos e pessoas e, com adequações e planejamentos assertivos, finalmente alcançando o âmbito da governança corporativa.
Num mundo cada vez mais digital, a segurança de informações e cibersegurança são temas que têm se tornado cada vez mais importantes para as empresas, principalmente, com o intuito de proteger as informações de seus clientes e colaboradores.
O universo digital trouxe com ele uma série de benefícios e facilidades relacionados aos avanços de tecnologia, entretanto, é de fundamental importância a atenção ao efeito colateral desse fenômeno digital: as ameaças digitais sob a forma de ataques hackers, ataques cibernéticos ou ciberataques.
Por isso os projetos de segurança de informações e cibersegurança bem estruturados são importantes para todos os tipos de empresas e para negócios de todos os tamanhos. Os gestores de áreas das organizações devem fazer as seguintes perguntas: a minha empresa utiliza sistemas? Tratamos os dados de clientes e colaboradores? Há preocupação com a perenidade e com a imagem do negócio? Se a resposta for sim para essas questões, não importa se é uma pequena, média ou grande empresa é preciso estar atendo à segurança das informações e, logo, à cibersegurança, num conceito mais amplo.
Projetos de segurança de informações e cibersegurança são indicados para:
Na GRC Solutions oferecemos uma consultoria consistente de segurança de informações e cibersegurança, com metodologia que, em resumo, pode ser dividia em duas etapas principais e complementares:
São conceitos similares, mas não idênticos. A primeira coisa a saber é que não são opostos. A segunda coisa a saber é que também não são, necessariamente, sinônimos. Mas o que é mais importante a saber é que são complementares.
Quando falamos em cibersegurança, trata-se, principalmente, dos recursos de tecnologia ao nível mundo externo das tecnologias. Ou seja, aos riscos cibernéticos, às fraudes relacionadas à tecnologia digital ou à internet das coisas. Ataques hackers, vazamento de contas, invasão de e-mails e celulares são exemplos de vulnerabilidades relacionadas a falta de projetos em cibersegurança.
Já a segurança de informações está mais relacionada aos conceitos internos de tecnologia. Ou seja, pessoas, processos e tecnologias das organizações. A exemplos dos controles, aderências a normas como a ISO 27001, políticas, procedimentos, regulamentos, cultura da organização.
A segurança de informações está diretamente associada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pois sem os devidos controles de segurança da informação, as empresas não alcançam um nível adequado de compliance no que diz respeito à Lei. A LGPD aborda oito mecanismos pertencentes a ISO/IEC 27001, um dos mais importantes padrões relacionados à implementação e manutenção de um sistema geral de segurança de informações.
Ou, seja, manter um olhar próximo relacionado à maturidade dos serviços e tecnologias no que diz respeito a segurança de informações aumenta, significativamente, a proximidade do compliance com a LGPD.
Portanto, adotar ambas as práticas de segurança de informações e cibersegurança garante a proteção da infraestrutura de uma organização empresarial em todos os aspectos, protegendo as informações tanto de seus clientes quanto de colaboradores.
Fale com um dos nossos consultores